Akwavita - O Espaço da Saúde Integral
Pesquisar no site:  Pesquisar 
Acesse a página inicial da Akwavita  Fale Conosco - O seu canal de comunicação com a Akwavita  Mapa do Site
Fisioterapia  Voltar
RPG: Reeducação Postural Global
  Marque aqui sua consulta
   Maiores informações

  Fisioterapia  

RPG: Reeducação Postural Global

Baseia-se em um trabalho corporal ativo em que, através das posturas praticadas, traciona-se todas as cadeias musculares. A RPG é indicada em todos os casos em que há desarmonia muscular, desvios posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose), hérnias discais, dor ciática, cervicalgia, lombalgia, torcicolo, artrose, tendinites, etc.

Clique aqui para marcar uma consulta
Clique aqui para solicitar maiores informações

Técnica suspensa no momento, mas temos a Quiropraxia que traz excelentes resultados para tratamentos posturais e de dores

RPG acredita que cada indivíduo é um módulo único, onde cada doença repercutirá de uma forma em cada um. Assim é necessário tratar os doentes, e não a doença, já que toda agressão é automaticamente compensada pelos mecanismos destinados a suprimir a dor. Ao longo do tempo, essas compensações, geram outros problemas tais como fadiga, deformações, e dores secundárias. Trabalhando unicamente sobre a dor, de maneira sistemática e analítica, a reeducação clássica combate o efeito e não suprime a causa.

A RPG olha para o corpo globalmente, e não partes específicas, trabalhando com posturas ativas em alongamento, que podem devolver aos músculos hipertônicos, rígidos e dolorosos, sua força, seu comprimento e sua flexibilidade.

Na posição ereta, temos a participação dos chamados músculos da estática, que garantem a manutenção da postura.

 Esta atividade contínua, tende a encurtar músculos isolados, já que outros grupos, como os abdominais por exemplo, que não participam ativamente da nossa posição ereta, não são praticamente solicitados e se distendem de forma excessiva. A flexibilidade dos músculos da estática, que são responsáveis pela boa ou má sustentação, é primordial.

A retração de um músculo, gera a retração de outros, e só as posturas de estiramento progressivo cada vez mais globais, permitem alongar todos os músculos rígidos, assim reencontrando a retração de origem.

A prática das auto- posturas é indispensável na prevenção das deformações e das dores , e permite corrigir de forma eficiente as anomalias posturais leves, e suprimir as dores ligadas ao enrijecimento muscular articular.

É muito importante alertar que este procedimento não é indicado para mulheres
©2017 Net4all
Todos os direitos reservados